domingo, 28 de Abril de 2024  13:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-03-2011

Projecto “Fin-Urb-Act” apresentado hoje em Aveiro.


Serão hoje apresentados os resultados do projecto “Fin-Urb-Act”, durante a Reunião de Câmara Municipal e a proposta de minuta de ...

Serão hoje apresentados os resultados do projecto “Fin-Urb-Act”, durante a Reunião de Câmara Municipal e a proposta de minuta de protocolo de colaboração por um período de quatro anos entre os 18 parceiros de trabalho do “Aveiro Empreendedor”. Este protocolo surge como resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto FIN-UR-ACT onde os principais actores locais e regionais com competências nas áreas de fomento do empreendedorismo e apoio às PMEs, desenvolveram uma estratégia integrada comum, denominada “Aveiro Empreendedor” que terá três grandes objectivos: fomentar o empreendedorismo, apoiar novas empresas e tornar as PME’S do concelho de Aveiro mais competitivas.

No âmbito do FIN-URB-ACT, após dois anos de trabalho conjunto de interacção a nível local, e também europeu, a estratégia definida para Aveiro de apoio e promoção das PME’s do concelho, deu origem a um plano de acção local que se designou “Aveiro Empreendedor”.

Para a viabilização do projecto serão desenvolvidas acções que vão ao encontro das necessidades dos diferentes públicos identificados, nas diferentes fases da vida de um empreendedor ou da “vida” de uma ideia ou negócio.

Este plano compreende a explicação de um conjunto de projectos que serão desenvolvidos em Aveiro e que irão abordar as cinco áreas de actuação: Apoio às Pequenas e Médias Empresas; Incubação de empresas; Promoção do Empreendedorismo nas escolas; Promoção de uma Cultura Empreendedora e Comunicação.

"Pretende-se que este projecto contribua para o posicionamento de Aveiro, enquanto cidade líder de uma região, tornando-o numa rede multifuncional sustentável, polarizadora de uma cultura urbana vibrante, baseada na capitalização dos seus elementos distintivos, vocacionada para a criação de produtos de elevado valor acrescentado, tendo como fontes de inspiração para uma nova economia o conhecimento, as tecnologias e a criatividade". "E também só é possível através de um processo partilhado, mobilizador e inspirado nas melhores práticas nacionais e internacionais e na identificação e envolvimento dos agentes locais, não só na concepção de apostas estratégicas, mas também na execução de projectos estruturantes ao nível do território". Foi isso que foi conseguido através do “Aveiro Empreendedor”. "Agora é chegado o momento de executar e monitorizar em nome do desenvolvimento económico e social da cidade e região de Aveiro".

Importa ainda referir que, com base neste trabalho, que foi acompanhado pela CCDR-Centro, foi feita uma Candidatura ao SIAC ao Mais Centro em Outubro de 2010 que destaca o envolvimento entre parceiros investidores para promover o apoio a PME’S e fomento ao Empreendedorismo. Esta é uma candidatura válida para dois anos (Maio 2011 a Abril de 2013), com um investimento de mais de um milhão de euros, e uma comparticipação do FEDER na ordem dos 810 mil euros, pode ler-se num comunicado enviado às redacções pela Câmara de Aveiro.

Assim, o Grupo de Acção Local definiu cinco eixos de actuação. O primeiro é o Apoio às PME’s - Pequenas e Médias Empresas que poderá concretizar através do apoio à estruturação das empresas, criação e financiamento, fornecimento de informações relevantes sobre o meio onde irá actuar e quais as possibilidades de expansão, oportunidades de divulgação de produtos/serviços. Esta intervenção tem como exemplos a realização de um Seminário Empreendedorismo e Internacionalização, Prebiz – IPAM, Benchmark, Prospectiva e estratégia – AIDA e Investor Readiness Arenas – Invicta Angels.

Incubação de Empresas - Start-Ups (empresas com menos de três anos) é o segundo eixo que se destina a empreendedores e visará prestar tutoria/acompanhamento nas componentes jurídicas, contabilísticas e financeiras, conceder Coaching/mentoring por gestores experientes, maximizar a aquisição de conhecimento, o intercâmbio de experiências entre os públicos-alvo e actores envolvidos, criação de empresas inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável em algumas áreas estratégicas de desenvolvimento para a economia local, como as TICE, novos materiais, indústrias criativas e turismo. Apoio à criação de Star-Up’s, Concurso de Ideias e Workshops/Acção Piloto da Universidade de Aveiro são algumas das acções delineadas.

O terceiro eixo é o da Promoção de Empreendedorismo nas Escolas aos alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclo de Ensino, do Ensino Superior e professores. Pretende-se estimular a adopção de comportamentos empreendedores nos alunos e professores, adoptar metodologias de ensino-aprendizagem predominantemente activas, centradas nos alunos, apostar na educação como motor de desenvolvimento local, garantindo um ambiente educativo de excelência, promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, às infra-estruturas de informação e ao conhecimento, programa de Iniciação ao Empreendedorismo (primeiro ciclo); Educação para o Empreendedorismo e Empreendedorismo no Secundário da AGIR e Câmara Municipal de Aveiro.

A promoção de uma Cultura tem como finalidades promover a responsabilidade social, a interacção e diálogo entre entidades, bem como o estabelecimento de plataformas de promoção do empreendedorismo, a concepção e implementação de acções potencialmente empreendedoras e o empreendedorismo e o emprego qualificado. Encorajar a criação do seu próprio negócio ou emprego, oferecendo as ferramentas necessárias para a sua concretização. Workshops nos Clusters Estratégicos (Turismo/TICE/Novos Materiais/Comércio); workshops Empreendedorismo Feminino, Workshops Empreendedorismo Social, TexdAveiro e TedxYouth Aveiro, Concurso Jovem Criador e Sessões Inter Managerial.

Por fim, na área da comunicação que se destina a todos os intervenientes no projecto, é intenção facilitar a partilha de informação quer entre os parceiros, quer com os diferentes públicos-alvo, através da criação de uma comunidade de partilha de conhecimento e informação. Criar uma rede dinâmica de apoio às empresas e ao empreendedorismo, desenvolver Estratégia de Comunicação para Aveiro como local ideal para: viver, trabalhar, estudar e investir. Imagem Corporativa, Publicações, Materiais de referência, Meios de Comunicação, Actos e eventos, Material promocional – pagina Web do projecto e tecnologias da informação são algumas das acções a desenvolver.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®